segunda-feira, 24 de novembro de 2008

1º Festival da Cultura Popular de Imperatriz

“Saberes e Fazeres do Povo”
05 e 06 de Dezembro/08 – Centro de Ensino Médio Graça Aranha


Estamos dando largada para a Festa da Cultura Popular em Imperatriz e ficará muito mais bonita se você puder vir festejar com a gente. Enviamos em anexo mais informações e te esperamos ao som do lindô e da mangaba de D.Francisca, o forró de Mestre Felipão, os tambores do terreiro do Pai José, a lindeza de seu Escurinho do Samba, a cerâmica de Seu Constâncio, o sax poético de Seu Neném do Grajaú, os aboios de Seu Marcelino, o coco babaçu de Dona Graça, o entrançado de Seu Zé Ferreira, as redes de pesca de Seu Otacílio, as plantas que curam da Dona Ramalho e mais uma ruma de gente que você quiser chamar. Viva a Cultura do Povo Brasileiro!
ArTeIrOs Da CaSa Alexandre Almeida Ironilson Vasconcelos Lilia Diniz Marcelo CardosoTon Neves Xico Cruz
Imperatiz-MA é uma cidade ainda por ser desbravada, potencializada e conhecida por sua força cultural. Tem um acervo visual e de personagens ainda por serem explorados no campo artístico. A cidade tem uma população constituída por pessoas advindas do Brasil inteiro, principalmente dos interiores do nordeste. Economicamente é uma cidade importantíssima para o maranhão, pois além de contar com um grande setor agropecuarista é também “portal da Amazônia”, sendo cortada ao meio por uma das mais importantes rodovias do país.
Por essas e outras características a cidade é uma referência importante na região tocantina e abriga um acervo de valores culturais materiais e imateriais inimagináveis.
Mestres da cultura popular no anonimato, como por exemplo, Seu Constâncio, mestre da cerâmica; D.Francisca do Lindô – que resiste ao tempo ensinando crianças e adolescentes a dança do lindô e da mangaba; Mestre Felipão – sanfoneiro que reúne ao seu redor quase duas dezenas de outros forrozeiros tradicionais, Escurinho do Samba – compositor de samba de raíz, seu Marcelino vaqueiro aboiador, além de grupos para-folclóricos e outros mestres e mestras guardiões da cultura popular maranhense que habitam a miscigenada Imperatriz.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/