segunda-feira, 25 de maio de 2009

Expo Alimentos Orgânicos é atração no Lago Norte

De 29 a 31 de maio, no shopping Deck Norte, haverá grande variedade de produtos sem agrotóxicos na feira organizada pelo Sebrae no DF e Sindiorgânicos. (Ana Gabriella Sales)

Frutas, hortaliças, grãos, mel, doces e até flores orgânicas. Os produtos irão invadir a praça de alimentação que fica no 2º piso do shopping Deck Norte, no Lago Norte, de 29 a 31 de maio. As opções saudáveis de consumo, que dispensam o uso de agrotóxicos, serão expostas e comercializadas durante a Expo Alimentos Orgânicos, iniciativa inédita do Sebrae no DF em parceria com o Sindiorgânicos - Sindicato dos Produtores de Orgânicos do DF. A feira também faz parte do calendário de atividades da V Semana Nacional de Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura.

Mais de dez produtores atendidos pelo projeto Mundo Orgânico, do Sebrae no DF, irão participar do evento. A ideia, segundo a gestora do projeto, Ana Paula da Conceição, é divulgar os benefícios do consumo de orgânicos, além de mostrar o que é produzido dentro do DF e entorno. “O foco é popularizar os produtos”, diz.

Uma pesquisa da Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF, mostra que a maioria dos consumidores de orgânicos é de classe média-alta. Para quebrar este paradigma e tornar o produto acessível a outras classes sociais, a feira deve percorrer várias regiões do DF até o fim do ano, como Taguatinga e Guará. O presidente do Sindiorgânicos, Moacyr Pereira Lima, está otimista com a ideia. Segundo ele, o consumo de orgânicos aumentou cerca de 40% no DF em 2008, e a meta é continuar aumentando este número.

O risco dos agrotóxicos

Um estudo recente da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em 17 tipos de frutas, verduras e legumes revelou que 15,29% possuem resíduos de agrotóxicos proibidos ou além do permitido por lei. Após a divulgação do levantamento, em abril, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez um alerta à população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação. Uma das alternativas apontadas pelo ministro foi o consumo de alimentos orgânicos. Na pesquisa, o pimentão foi o recordista, com 64% das amostras contendo resíduos de agrotóxicos. Em seguida estão morango, cenoura e uva, que possuem índices de irregularidades superiores a 30%. Segundo nutricionistas, a presença indiscriminada de produtos químicos para o combate de pragas pode causar prejuízos à saúde do produtor e do consumidor.

Serviço:
Expo Alimentos Orgânicos no Lago Norte
De 29 a 31 de maio de 2009
Local: Shopping Deck Norte, 2º Piso, Praça da Alimentação
Das 10h às 20h
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
SINDIORGANICOS: 3244.7130 / 9199.9552
Veja mais!...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/