sábado, 1 de agosto de 2009

Semana Mundial de Amamentação
“Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção.” Esta é a frase escolhida deste ano pelo Ministério da Saúde para a Semana Mundial da Amamentação, de 01 à 07 de agosto. A abertura oficial será dia 1º de agosto, a partir das 9h, no Parque da Cidade, ao lado da administração.

A organização da semana faz parte de uma parceria da Secretaria de Saúde do DF com a Coordenação para Assuntos da Mulher, da Secretaria de Estado de Justiça do GDF. A coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da Atenção Primária, Miriam Oliveira Santos, destacou que a amamentação melhora a qualidade de vida da criança e do adulto. “Este evento é para mostrar que as mulheres brasilienses estão preocupadas com a saúde de seus filhos e sempre optam pelo melhor”, disse.

“Amamentação: até nas emergências a melhor opção” foi a frase escolhida pela coordenação do Banco de Leite Humano (BLH) e membros do Programa de Atenção Integral de Saúde da Criança(PAISC) para marcar as comemorações da semana. O objetivo da SES é reunir mais de 1,5 mil mães amamentando, com isso quebrar um grande recorde.

No Parque da Cidade haverá atividades voltadas para as mães que amamentam e seus bebês, como; apresentação de grupo musical , piscina de bolinhas e pula-pula.

A SEMANA
A Semana Mundial da Amamentação, idealizada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA- Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Todos os anos a WABA define o tema central da Semana Mundial da Amamentação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando assim as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2009 é “Aleitamento materno: uma resposta vital nas emergências. Você está preparado?”.

CAMPANHA
A campanha deste ano, além de divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação, visa a estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidades, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. Incita maior participação e apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada junto à mulher e seu filho nessas situações, em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e a situação precária durante as catástrofes favorece o aparecimento de doenças infecciosas, entre outros.

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância-Brasil informa que de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno faz com que o bebê fique protegido contra diarréia, infecções respiratórias, otites, asma, obesidade, diabetes e alergias. O colostro, que é o leite dos primeiros dias, é rico em fatores de proteção para o bebê. A amamentação ainda ajuda o útero a voltar ao tamanho normal depois do parto, diminuindo o risco de hemorragia e anemia. A mulher que alimenta o filho nos primeiros seis meses, somente com o leite materno, perde rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, reduz o risco de ter diabetes, câncer de mama e de ovário.

Saiba que:
Como cidade, o DF é o primeiro do país em volume de leite coletado.
Temos 15 Bancos de Leite, que coletam 21 mil litros de leite por ano.

Regional de Taguatinga incentiva amamentação
A Regional de Saúde de Taguatinga está mobilizada para a Semana Mundial de Amamentação. Ônibus partirão da cidade para a abertura oficial do evento, no Parque da Cidade, neste sábado (01/08). Uma gincana também movimentará a semana, com diversas atividades no período de 3 a 7 de agosto. A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) espera reunir mais de 1,5 mil mães amamentando no Parque e incentivar o aleitamento materno e para isso disponibilizou transporte para as doadoras em todas as regionais de saúde do DF.

A comunidade terá a seu dispor, a partir das 7h30, nos oito Centros de Saúde, no HRT e na Administração (Praça do Relógio), ônibus com destino ao Parque da Cidade. As pessoas interessadas em pegar os ônibus devem entrar em contato com o BLH ou Centros de Saúde até sexta-feira (31). A campanha deste ano, além de divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação, visa a estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidades, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais, quando o bebê fica vulnerável a infecções intestinais e respiratórias.

“Amamentação: até nas emergências a melhor opção” foi a frase escolhida pela coordenação do Banco de Leite Humano (BLH) e membros do Programa de Atenção Integral de Saúde da Criança (PAISC) para marcar as comemorações da semana. Em ocasiões como essas as crianças conseguiram sobreviver devido à amamentação, relata a supervisora de enfermagem do BLH/HRT Maria das Graças Rodrigues, que ressalta a extensão do benefício até a vida adulta, na prevenção da obesidade, hipertensão e diabetes.

Gincana
De 03 a 07 de agosto será realizada uma gincana entre os profissionais de saúde da Regional de Taguatinga. Programada pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga (BLH/HRT) a gincana contará com diversas atividades nos Centros de Saúde da Regional e na cidade e terão o objetivo de estimular os servidores a incentivarem o aleitamento materno de forma especial na sua área de atuação. Nos dias 4 a 6 de julho, pela manhã, haverá mobilização com orientações e distribuição de folhetos, na estação do metrô da Praça do Relógio.

Painéis com o tema da semana no Distrito Federal: “Amamentação: até nas emergências a melhor opção”; coleta de frascos de vidro com tampa de plástico; indicação de novas doadoras e maratona de conhecimento em amamentação são as tarefas da gincana que somarão pontos para premiação. A abertura da semana será na segunda-feira (03), às 10h, no auditório do HRT e na sexta-feira (07), os três primeiros colocados da gincana receberão os prêmios.

BLH já beneficiou mais de 35 mil crianças
O Banco de Leite do HRT, que em setembro completa 31 anos, já beneficiou mais de 35 mil crianças e arrecada uma média de 450 litros por mês. O serviço é referência para a região Centro Oeste, América Latina e países africanos de língua portuguesa e responsável pela implantação de novas tecnologias, pesquisa e capacitações. A coleta das doações é realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do DF, bastando a doadora ligar para 3352-6900 ou 3353-1017.

Regional Norte também participa da Semana Mundial de Amamentação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) espera reunir 1500 mães do Distrito Federal na abertura (01), no Parque da Cidade para comemorar a Semana Mundial da Amamentação, que se estenderá até o dia 07 de agosto.

O Banco de Leite é um serviço especializado vinculado a um hospital de atenção materna e infantil. Sua finalidade é traçar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno executando atividades de coleta de produção lactante de nutrisses, seleção e classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do Hran, Soyama Brasileiro a assistência às mães no período de amamentação é importante. Elas precisam conhecer as técnicas de posição, sucção, retirada de leite, coleta e armazenamento no domicílio bem como o autocuidado com as mamas.

O BLH da Regional Norte funciona em rede por meio da parceria com os demais bancos. O controle de qualidade é de 100%. As Unidades Básicas de Saúde e o Hospital reforçam a importância do aleitamento materno por meio de palestras as mães gestantes reforçando os cuidados de higiene durante a coleta e do excesso de leite, acompanhamento dos exames além do controle físico químico e microbiológico do leite humano pasteurizado.

De acordo com Soyama, só no ano de 2008, o Banco de Leite do Hran realizou 521 orientações em grupo; 12.544 atendimentos individuais; 1045 atendimentos a mães e bebês; 490 doadoras e 523 crianças receberam leite humano pasteurizado. “A Semana Mundial de Amamentação é uma oportunidade dos profissionais de saúde promover e incentivar a importância da amamentação e doação do leite materno”, diz Soyama.
Veja mais!...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/