sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pesquisa e Desenvolvimento Brasil X França em Folia de Reis



julho de 2010


Falecimento Mestre Evaristo Torquato



Tristeza e Alegria,

São dois sentimentos que sempre traem nossa capacidade de racioalizar os fatos da vida. Por mais que nossa vontade de entender quem somos nos garanta e nos comprove que a morte é tão certa quanto a vida, sempre nos recusamos a admití-la. Os familiares, por conta dos incontáveis ganhos afetivos com a apresença de quem agora parte, sempre têm mais direito a esse sentimento. Mas não devemos nos recusar também a sentir alegria por uma longa vida dedicada à fé simples de devotos de Santos Reis. Desejo que esse seja o sentimento de todos os familiares. Quanto a nós, um pouco mais distantes, sentimos, há exatamente uma semana, grande alegria em conhecer Mestre Evaristo e seus familiares. No dia 4 de julho, em companhia de minha esposa Maria Aparecida, e de Madeleine Félix com seu esposo Bernard Félix, conhecemos Evaristo Torquanto. E o conhecemos fazendo o que mais gostava de fazer - cantando versos de Reis. Naquele dia adiantou em voz límpida aos presentes que havia escolhido cantar a Coluna (ou lista) dos versos da Anunciação. Talvez nos fizesse também ele um anúncio, o de que estava se despedindo. Foi uma despedida pomposa: casa cheia, cantigas sentidas em honra de nossos padroeiros, catira de tremer o tablado e uma janta digna de uma verdadeira Festa de Reis. Madeleine Félix e eu saimos daquela Festa radiantes de alegria. Ela pesquisando Reis Magos na França e eu no Brasil, naquele sábado 4 de julho realizamos uma proveitosa conversa com os foliões e seus amigos, sobre o conteúdo de nosso livro As viagens do Reis Magos, agora também em edição francesa. Nada disso tinha real importância. O mais importante, nós ainda não sabíamos, era a despedida de Mestre Evaristo. Todos nós temos a certeza de que ele parte feliz, embora a família sinta tristeza nesse momento. E nós nos juntamos a todos os seus familiares também nesse sentimento.



Uma boa viagem MESTRE EVARISTO.

Do folião de Reis que teve a honra de conhecê-lo por um dia.

Jadir Pessoa

2 comentários:

CULTURA disse...

A vida parece incompreensiva, mas ao viver agente parece vivo.

Sitecurupira disse...

foi num encontro de folia aqui em Brasília que tive o privilegio de conhecer esta pessoa maravilhosa Sr Evaristo Torquato, que num breve instante travamos uma das mais interessantes conversas sobre a tradição cultural da folia de reis, aprendi muito.
uma pessoa amável e de um profundo conhecimento, uma capacidade sem tamanho de transmitir sua fé e devoção nos Santos Reis levada com estrema humildade comum aos que muito sabem.
foi se o homem ficou o legado, mais de 80 anos sempre dedicados a preservação da cultura popular Evaristo Torquanto eterno brilho da estrela guia!
aqui o nosso muito obrigado por sua estrema dedicação ao seu povo e sua fé!
Peninha

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/