terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ensaísta brasileira emociona o Senegal

III FESTIVAL MUNDIAL DAS ARTES NEGRAS
Conceição Evaristo na Ilha de Gorée, ao lado da estatua que simboliza o fim da escravatura

Por Elaine Hazin
Foto: Elaine Hazin

Ícone da literatura afro-brasileira, a escritora e ensaísta Conceição Evaristo foi uma das convidadas pela Fundação Cultural Palmares para participar da programação cultural do Brasil no III Festival Mundial de Artes Negras, no Senegal. Entre os 60 países convidados, o Brasil é o país homenageado e tem a maior delegação, com 362 personalidades, entre artistas, grupos culturais, intelectuais e cineastas.

Com o tema "Da representação à auto-apresentação do negro na literatura brasileira", a escritora integrou a programação de pensadores do Festival sobre a questão da diáspora africana. Em Gorée, Conceição reuniu intelectuais de países africanos. Emocionada - e emocionando - afirmou que a experiência trouxe uma sensação "de volta à origem [...]. Não uma origem particular, mas de uma dor coletiva. Essa recordação, como um ato voluntário de resistência, nos faz acreditar que somos fortes e por isso recuperamos a vida".

Conceição Evaristo é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio, e Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Autora dos romances Ponciá Vicêncio, 2003 e Becos da Memória, 2006, Mazza Edições, a escritora lançou em 2008 a antologia Poemas da Recordação e outros Movimentos, Editora Nandyala, obra classificada entre os 50 finalistas do Prêmio Portugal Telecom, no ano de 2009.

Fonte: Fundação Palmares

2 comentários:

Penélope disse...

Vim retribuir a visita e estou a te seguir também. Muito bos sua página.
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Renata
Trocar informações seja quanto a questões ambientais e culturais são sempre muito importantes,por isso espero poder fazer esta troca nos nossos bloggers.Obrigada por sua visita.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/