terça-feira, 17 de abril de 2012

Mamulengo Só-Riso


 
Mamulengo Só-Riso
O teatro Mamulengo Só-Riso foi criado em 1975 em Olinda (PE). Seu idealizador foi o pesquisador do boneco brasileiro e das artes de tradição popular Fernando Augusto Gonçalves, juntamente com Nilson de Moura e Luiz Maurício Carvalheira, já falecidos.
A formação profissional de Fernando Augusto teve início em 1967, no Teatro Popular do Nordeste (TPN), sob a direção de Hermilo Borba Filho - vivência para a transmissão do ofício cênico, a apreensão do universo cultural e das artes criadas no país.
No Só-Riso, ele atuou como diretor artístico, ator, dramaturgo, construtor de bonecos e cenógrafo. Ao longo dos últimos 34 anos, a carreira do artista se mistura à vida do teatro. Na cultura popular ele já fez criação cênica, cenográfica e museográfica, exposições, festivais, centenas de oficinas, criação de museus, curadorias, cortejos e artesanato de tradição, instalações alegóricas, presépios gigantes e cenografias para os carnavais de Olinda.
O mamulengo é uma raridade cênica. Sem apoio público ou privado, o trabalho se consolida no Brasil e fora dele, englobando diferentes territórios culturais. Uma metodologia que resgata o que aparentemente estava esquecido. Um pólo de identidade e resistência.
Hoje, o Complexo Cultural Mamulengo Só-Riso é um forma novos bonequeiros e promove a inclusão social de centenas de jovens. Fazem parte de sua estrutura o Museu do Mamulengo, o Teatro Mamulengo Só-Riso e a Escola de Artes e Ofícios Alegóricos.
A instituição e seu criador conquistaram prêmios como o Fundação Joaquim Nabuco e a Medalha do Mérito da mesma instituição; o Rodrigo de Melo Franco (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); o Troféu Cidade do Recife; e o Prêmio Banco Mundial de Cidadania.

2 comentários:

Luciana Marinho disse...

que prazer chegar aqui e encontrar essa diversidade de vivências preciosas, de informações. grata pela visita.

um abraço!

Lunna disse...

Gostei muito de tudo que vi.
Seja sempre bem vindos em meus "mundinhos".
Abraços.
Lua.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/